sábado, janeiro 16, 2016

Psicologia - Frase da semana, 17JAN16: É-SE REFUGIADO POR DESEJO OU NECESSIDADE?

Psicologia - Frase da semana, 17JAN16: É-SE REFUGIADO POR DESEJO OU NECESSIDADE?


«Nenhum pastó abandona a sua terra de livre e espontânea vontade. Ou a abandona por pobreza ou por amor.» (a avó da Malala) (1)

Abandonar a nossa casa foi como sentir o coração ser-me arrancado do peito (...) Pensava que Swat ficaria um dia livre dos talibãs e que festejaríamos, mas agora percebia que isso talvez nunca viesse a acontecer. Comecei a chorar. (...) A cinco de maio de 2009 tornámo-nos IPD. Deslocados internos. Parecia o nome de uma doença. (...) Não sabíamos de alguma vez voltaríamos a ver a nossa cidade. (...) Fiquei horrorizada. Fui murmurar versículos do Alcorão sobre os livros para tentar protegê-los. (...) Tínhamos visto fotografias da devastação (...) o meu pai disse: - "É como se fôssemos os israelitas a abandonar o Egipto, só que não temos nenhum Moisés para nos guiar." (...) Para proteger o 'purdah' (2) das mulheres, os homens das famílias que acolheram refugiados até dormiram fora das suas casas (3) (...) Tornaram-se IPD voluntários. Era um exemplo espantoso da hospitalidade pastó. (...) na viagem de regresso, ao passarmos pelo Pico de Churchill, pelas antigas ruínas na colina e pela estupa budista gigante, vimos o largo rio Swat e o meu pai começou a chorar. (...) Era o dia 24 de julho. (...) Para minha grande alegria, encontrei a minha mochila da escola ainda cheia com os meus livros, e dei graças por as minhas orações terem sido atendidas (...). (4)
____________
(1) in Eu, Malala, a minha luta pela liberdade e pelo direito à educação. Editorial Presença, 2015, p. 193.
(2) (diz-se das mulheres) segregação ou reclusão. uso do véu.
(3) Comentário pessoal. provocatório: afinal, nem todos os muçulmanos são adeptos do 'rape game', como o que aconteceu em Colónia, na Alemanha, na Passagem do Ano 2015/16.
(4) in Eu, Malala, a minha luta pela liberdade e pelo direito à educação. Editorial Presença, 2015, p. 193-197 e 205-206.

Sem comentários: