domingo, janeiro 10, 2016

Psicologia - Frase da semana, 10JAN16: AS SOMBRAS NÃO SÃO AS COISAS, MAS AS COISAS TAMBÉM NÃO SÃO SEM AS SOMBRAS QUE PROJECTAM

Psicologia - Frase da semana, 10JAN16: AS SOMBRAS NÃO SÃO AS COISAS, MAS AS COISAS TAMBÉM NÃO SÃO SEM AS SOMBRAS QUE PROJECTAM


«Muitos são aqueles que experimentam e gostam muito de desenhar, mas não têm talento; e isso vê-se bem nos rapazes que não são diligentes e nunca acabam os seus desenhos com sombras.» (Leonardo da Vinci) (1)

A seguir, o escrito que surge no caderno de notas de Leonardo da Vinci, sugere claramente a pedagogia do notável homem do Renascimento:
«Os jovens deveriam começar por aprender a perspectiva, e a seguir a proporção dos objectos. Depois ele pode copiar com base num bom mestre, para que comecem a habituar-se a formas mais finas. Depois, copiar com base na natureza, de modo a que confirmem pela prática as regras que aprenderam antes. Depois verem durante algum tempo o trabalho de vários mestres. Finalmente, então, ganharem o hábito de levarem para a prática, para os seus trabalhos, a arte que possuem.» (2)
A minha proposta é a de pensarmos estes pensamentos e recomendações pedagógicas para além do campo da Pintura, para além do universo da Arte. Tem a ver com a maneira de estar no mundo:

  • Somos o que vemos e entendemos do que vemos - é o central e determinante papel da percepção
  • Somos para além dos talentos que trazemos, somos também o esforço que pomos no que fazemos e a maneira como reagimos ao que não nos corre bem.
  • As coisas são a sua realidade no espaço e no tempo e não apenas a sua projecção em uma qualquer forma de existência virtual. É fundamental deslocarmo-nos no espaço e no tempo.
  • A realidade é feita das coisas e das sombras que as coisas projectam.
  • As sombras não são as coisas, mas as coisas também não são sem as sombras que projectam.
  • Temos muito a aprender com os outros... Repito, temos muito a aprender com os outros.
  • Como pais, professores, e líderes cívicos e políticos, temos de ter uma ideia sobre a melhor maneira de cuidar, conduzir e educar os mais novos - há sequências, há propostas melhores e piores, há que pensar e há que escolher.
____________
(1) «Many are they who have a taste and love for drawing, but no talent; and this will be discernible in boys who are not diligent and never finish their drawings with shading.» The Da Vinci Notebooks, Profile Books, 2005, p. 59.
(2) «The youth should first learn perspective, then the proportions of objects. Then he may copy from some good master, to accustom himself to fine forms. Then from nature, to confirm by practice the rules he has learnt. Then see for a time the works of various masters. Then get the habit of putting his art into practice and work.» The Da Vinci Notebooks, Profile Books, 2005, p. 59.

Sem comentários: