domingo, janeiro 03, 2016

Psicologia - Frase da semana, 03JAN16: VOTO PARA O ANO NOVO?... OBJECTIVO?... DETERMINAÇÃO?... REPTO?...

Psicologia - Frase da semana, 03JAN16: VOTO PARA O ANO NOVO?... OBJECTIVO?... DETERMINAÇÃO?... REPTO?...


«Pedi e dar-se-vos-á; procurai e acharei; batei e abrir-se-vos-á.» (Evangelho de São Lucas, 11:9)

Bem poderia o versículo bíblico ser uma daquelas fórmulas tão caras às estratégias de auto-motivação da Psicologia americana, que o sujeito deve repetir sistematicamente a si-mesmo, ao jeito da "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". (1)
Está explorado até à saciedade o discurso crítico dos frágeis desejos e vãs esperanças do ano novo que se celebra na noite de Passagem de Ano, seja com  a tradição supersticiosa ou não das 12 passas ao som das 12 badaladas. Tanto mais que as 12 badaladas são cada vez mais raras, sendo substituídas por histriónicos vozeirões colectivos, comandados ou não por um qualquer canal de televisão a que se tem os olhos e os ouvidos pregados.
O desenvolvimento (ou sofisticação) destes comportamentos, destes votos, está a trazer cada vez mais psicólogos que, nas mesmas televisões, ensinam como se devem fazer os desejos e como se deve fazer para os concretizar. Pois...
Vive-se, cada vez mais, em celebrações normalizadas, estandartizadas, que sobram em actos e minguam em convicções. Ora seria precisamente esta dimensão de convicção e determinação pessoal que seria interessante cultivar! A Passagem de Ano tem o condão de juntar famílias, juntar amigos, juntar gente anónima, juntar governos; porque não aproveitar a sério a oportunidade? De mais a mais porque logo à meia-noite da Passagem de Ano chega, no calendário oficial do Mundo, a celebração do Dia Mundial da Paz.
2016 é o primeiro ano que entra com o drama da vaga de Refugiados, que tanto se tento negar até ao ano que acabou há dias. É também o primeiro ano que entra com a assumpção oficial dos maiores - e mais poluidores - países do Mundo dos estragos provocados pelas Sociedades Humanas no Ambiente, e no Futuro das novas gerações.
Entramos, pois, num ano, em que todos somos chamados a não fazer mais como tradicionalmente nos habituámos a criticar à pobre avestruz: enfiar a cabeça na areia.
Em 26 de março de 1967, o Papa Paulo VI publica a CARTA ENCÍCLICA 'POPULORUM PROGRESSIO', SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS POVOS, titulando logo ao início que "A QUESTÃO SOCIAL ABRANGE AGORA O MUNDO INTEIRO".
Passaram 48 anos sobre a publicação da encíclica. «Buscai e encontrareis», cita Paulo VI.
Se é verdade que o mundo sofre por falta de convicções, nós convocamos os pensadores e os sábios, católicos, cristãos, os que honram a Deus, os que estão sedentos de absoluto, de justiça e de verdade: todos os homens de boa vontade. Seguindo o exemplo de Cristo, ousamos pedir-vos instantemente: "buscai e encontrareis", abri os caminhos que levam pelo auxílio mútuo a um aprofundamento do saber, a ter um coração grande, a uma vida mais fraterna numa comunidade humana verdadeiramente universal.
A seguir, e mesmo antes da bênção final, diz Paulo VI:
Vós todos que ouvistes o apelo dos povos na aflição, vós que vos empenhais em responder-lhes, vós sois os apóstolos do bom e verdadeiro desenvolvimento, que não consiste na riqueza egoísta e amada por si mesma, mas na economia ao serviço do homem, no pão cotidiano distribuído a todos como fonte de fraternidade e sinal da Providência. 
Quer dizer, meio século de vida tem a encíclica. Mantém todo o sentido e contundência. Passaram 50 anos de votos de Passagem de Ano - O que fizemos? O que vamos fazer?

____________
(1) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura
Significado: A expressão louva a persistência como virtude que vence a dificuldade, ou seja, insista que você consegue.
Histórico: Há registro de dois milênios em Ovídio (43 a.C.-18 d.C.), poeta latino, autor de A arte de amar e Metamorfoses: “A água mole cava a pedra dura.” É tradição de várias culturas formar rimas nesse tipo de oração para facilitar a memorização. Foi o que nós, de língua portuguesa, fizemos com o provérbio. - See more at: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/o+verdadeiro+significado+de+alguns+ditados+populares/24351#sthash.ZHiE0KQB.dpuf

Sem comentários: