domingo, maio 24, 2015

Psicologia - Frase da semana, 24MAI15: O PROFESSOR E O ALUNO - A MESMA PESSOA

Psicologia - Frase da semana, 24MAI15: O PROFESSOR E O ALUNO - A MESMA PESSOA



"És o melhor professor de ti mesmo, e isto será sempre verdade. Ninguém, realmente, consegue ensinar-Te seja o que seja a não ser que tu queiras ser ensinado.Pearl Buck

Quiçá, para ser rigoroso, deveria escrever esta afirmação de Pearl Buck assim: "És a melhor professor(a) de ti mesma, e isto será sempre verdade. Ninguém, realmente, consegue ensinar-Te seja o que seja a não ser que tu queiras ser ensinada."
A afirmação da escritora nascida nos Estados Unidos da América, e criada, desde muito pequena, na China, aparece num livro que tem como título "Para as minhas filhas com amor". Pearl Buck teve 7 filhas, sendo apenas uma delas filha biológica. Mais ainda: esta filha nasceu com uma doença genética grave (fenilcetonúria), doença essa que, se à data em que a criança nasceu (em 1920) se tivessem os conhecimentos médicos que hoje se têm, poder-se-ia ter evitado que desenvolvesse os gravíssimos sintomas de deficiência mental que se manifestam caso os cuidados médicos e alimentares não sejam imediatamente feitos. De facto, nesta doença, a genética dá-nos um tempo de intervenção antes de fazer explodir sobre o crítico bebé os efeitos terríveis de que é capaz.

A afirmação - em rigor, as duas afirmações - são crenças pessoais da mulher-mãe-escritora (Prémio Nobel da Literatura em 1938), certamente sintetizadas a partir de uma experiência pessoal de vida muito intensa e muito rica.

Num tempo, como o que agora vivemos, em que tanto governante, rodeado e "aconselhado" por "especialistas", "cientistas" e "sábios" aprofunda a obsessão do rigor formal e da padronização do ensino, todos - os governantes, os especialistas, os cientistas, os sábios; e o ensino - ajoelhados aos ditames dos desígnios do "Mercado", temos de ser capazes de lhes dizer "Parem!", "Parem e pensem!"; e, se isso for preciso, dar um valente par de estalos a cada um deles, a chamá-los à realidade.

A minha provocação é mesmo grande: são mesmo pares de estalos, em sentido literal, que admito, caso necessário; e não veja que consigamos pô-los a pensar lucidamente de outra maneira...


"Your best teacher is yourself, and this will always be true. No one, indeed, can teach You anything unless you want to be taught."

Sem comentários: