domingo, maio 03, 2015

Psicologia - Frase da semana, 03MAI15: O QUE VALE UM SER HUMANO?

Psicologia - Frase da semana, 03MAI15: O QUE VALE UM SER HUMANO?



"Na perspectiva cósmica, cada um de nós é precioso. Se um ser humano não concordar consigo, deixe-o viver em paz. Não vai encontrar outro igual em cem milhões de galáxias."
Carl Sagan

Foi este homem que, há muitos anos, quando li a obra de que tirei agora este conjunto de três afirmações, me fez ganhar a consciência do infinitamente grande e do infinitamente pequeno.
Muito recentemente, outro autor, David Bodanis, conseguiu dar-me a clara consciência do poder tremendo do infinitamente pequeno - que só aparentemente é simples. Poder de destruir, de transformar, num jogo assombroso entre a energia, a massa e a velocidade. Foi precisamente um desses homens - que um professor consagrado opinou "Não hás-de ser ninguém." - que eu encontrei na confluência de Sagan e Bodanis: Einstein.
Einstein encontrou - porque intencionalmente o procurou! - o seu espaço para viver em paz e pensar de maneira diferente dos outros seres humanos. E com essa determinação pessoal trouxe-nos o que de fascinante sabemos sobre as relações entre a Energia e a Massa.
A regulação da interacção pessoal, bem como a regulação da vida dos grupos, na verdade, pede o mais sincero e honesto de cada um de nós.

"Every one of us is, in the cosmic perspective, precious. If a human disagrees with you, let him live. In a hundred billion galaxies, you will not find another."

Sem comentários: