quinta-feira, agosto 04, 2011

Porque é que "Ouvir" não é uma competência que se ensina nas escolas?

Aqui está uma proposta interessante para se treinar nas escolas.
Por mim, proponho que, antes de se chegar aos alunos, se comece pelos diretores das escolas, a seguir se passe aos professores e aos pais; aos funcionários das secretarias, e ainda aos auxiliares de ação educativa. No fundo, não e pode ensinar aquilo que não se sabe, não é verdade?
Os exercícios sugeridos por Julian Treasure:
  1. Faça 3 minutos de silêncio por dia e concentre-se nesse momento de silêncio.
  2. Num ambiente muito barulhento (seja urbano, seja campestre), quantas fontes de som diferentes consegues identificar?
  3. Aprecie, saboreie, concentre a sua atenção em sons do dia a dia e repare como acontecem, descubra-lhes as sonoridades.
  4. Mude de perspetiva, oiça com tolerância ou com impaciência; de espírito aberto, ou tome uma posição rígida, etc.
  5. Faça RASA (termo sânscrito que significa “sumo”, “essência”: Receber (o que os outros dizem); Apreciar (use expressões de apreço, nem que seja um simples “Está bem”); Sintetizar (diga muitas vezes: “Então, quer dizer…); Perguntar (Ask; par mostrar que se interessa)

    Sem comentários: