sábado, agosto 13, 2011

Citações para nos vermos em espelho - 01

“If you want children to keep their feet on the ground, put some responsibility on their shoulders.”
- Abigail Van Buren

Se os pais querem que os filhos tenham os pés bem assentes no chão, ponham algumas responsabilidades em cima dos seus ombros.


Apetece dizer: se os governos querem que as comunidades locais resolvam os seus problemas com os pés bem assentes no chão, ponham algumas responsabilidades em cima dos seus ombros.
No fundo, acho que andamos todos de pés no ar. Pouco educamos e não pensamos a sério sobre a importância da educação no desenvolvimento social dos grupos humanos e das comunidades locais.
Continua-se a fechar escolas às centenas... com estas medidas,  põem-se crianças a andar mais de 30 km por dia para irem à escola... num país assim, pergunto: qual é, na verdade, o modelo de desenvolvimento social que norteia as medidas tomadas? Que pensa tal modelo sobre os tipos de famílias, sobre os tipos de laços humanos e sociais que assim se promovem, sobre os fenómenos de desertificação de aldeias, vilas e cidades do interior?... Tantas questões que há que discutir e equacionar!...
Apetece dizer, com azedume: olhem as horas de estudo de Português e Matemática que se perdem nos sessenta quilómetros diários, para cá e para lá.
Quantos filhos de ministros, secretários de estado, e por aí fora, vão necessitar destes transportes?... Mas impõem-se com "candura", com "boa-fé", com "sentido de estado", a tantas crianças e pais que, na generalidade, não se conhecem de lado nenhum. E quando um aluno de uma escola do interior ganha um prémio internacional, até se vai ao aeroporto recebê-lo e abraçá-lo; até se fica bem na fotografia.
Já alguém pensou a sério no envolvimento das comunidades locais para se resolverem os problemas das escolas com poucos alunos, as tais que, com menos de 21 alunos, ficam logo oficialmente condenadas?

Sem comentários: