domingo, agosto 30, 2015

Psicologia - Frase da semana, 30AGO15: A EXTRAORDINÁRIA CAPACIDADE LINGUÍSTICA DO BEBÉ HUMANO

Psicologia - Frase da semana, 30AGO15: A EXTRAORDINÁRIA CAPACIDADE LINGUÍSTICA DO BEBÉ HUMANO

«Babies all over the world are what I like to describe as "citizens of the world." They can discriminate all the sounds of all languages, no matter what country we're testing and what language we're using, and that's remarkable because you and I can't do that. We're culture-bound listeners. (...)» (Patricia Kuhl)


O que faz o espantoso sucesso linguístico dos bebés?
Primeiro: os bebés focam-se em TODOS os estímulos que lhes colocam e constrói frequências estatísticas dos mais usados e dos menos usados.
Segundo: e muito mais importante! O bebé aprende muito mais através da interacção humana activa do que a observação passiva da televisão e da audição, também passiva, de sons.
Atenção, pais! Atenção, professores! Atenção, ministros da Educação!
Há mesmo que dar uma volta muito grande à organização social das famílias: os pais têm mesmo de ter tempo para os filhos! Para falar com eles; e falar bem, com muita clareza, sem comer as sílabas e sem abebezar as palavras!
Há que privilegiar nas escolas, o diálogo, as conversas; a interacção entre as crianças, e entre as crianças e os professores - ponham-se mesmo os computadores ao canto! Ou usem-nos apenas como suporte à interacção social.

Sem comentários: