domingo, julho 05, 2015

Psicologia - Frase da semana, 05JUL15: SIM, É ISTO A ESSÊNCIA DO PSIQUISMO

Psicologia - Frase da semana, 05JUL15: SIM, É ISTO A ESSÊNCIA DO PSIQUISMO 



«[...] em que consiste o equilíbrio de um psiquismo qualquer,individual ou colectivo?
Seria este o aspecto de Pessoa na altura em que
escreveu a longa, rigorosa e contundente réplica.

Essencialmente no grau da sua atenção ao mundo exterior; e quanto mais ele é atento ao mundo exterior, tanto maior seu equilíbrio é.
E em que consiste a originalidade? Em ter ideias inteiramente próprias individuais; e "inteiramente individuais e próprias" quer dizer inteiramente subjectivas. Como, porém, o espírito elabora impressões vindas do exterior, a originalidade será tanto maior quanto maior for o número de impressões do exterior que o espírito é capaz de acolher e elaborar para a originalidade; isto é, quanto maior for a sua atenção ao mundo exterior; quer dizer, pois, quanto maior for o seu equilíbrio. Portanto, originalidade verdadeira e perfeita envolve equilíbrio, nunca é senão originalidade equilibrada.»
Fernando Pessoa, Correspondência, 1905-1922. Assírio  Alvim, 1999, pp.47-48.

Fernando Pessoa tem 24 anos quando escreve este notável pensamento; numa réplica a Adolfo Coelho, acerca do que este comentou sobre a "Renascença Portuguesa", movimento literário que tão empenhadamente Pessoa defendia para "as poesias características dos nossos novíssimos poetas".
Num longo texto que agora escrevesse - e não vou fazê-lo!, exploraria as seguintes vertentes:
  1. A arrepiante clareza de pensamento acerca da maneira como o ser humano conhece e cria o bem-estar.
  2. A tragédia que é a organização do ensino, da educação oficial das crianças e dos jovens, praticamente em todo o Mundo.
  3. O valor dos pensamentos juvenis, de que tantas vezes os próprios jovens se envergonham. Será esta vertente uma consequência da imediatamente anterior.
  4. O "mudo exterior", que é feito de pessoas, coisas e ambientes.

Sem comentários: