segunda-feira, setembro 15, 2014

Psicologia - Frase da semana, 15SET14: RECOMEÇAR COM EÇA DE QUEIROZ

Psicologia - Frase da semana, 15SET14: RECOMEÇAR COM EÇA DE QUEIROZ:

Recomeçar a escola - O PRAZER COLETIVO DA CRIAÇÃO DO PENSAMENTO

"Estou a vê-lo, de pé, curvado sôbre a alta mesa de trabalho de Oliveira Martins, esguio, no comprido fraque negro escorrido ao longo do corpo esquelético, o perfil adunco contraído no seu rictus irónico, o monóculo encravado na arcada superciliar, a mão fina e delicada correndo vertiginosamente sôbre as largas fôlhas de papel assetinado. (...)
A cada instante, Eça de Queiroz interrompia a escrita e lia um trecho do trabalho já feito, entre um côro de ruidosas gargalhadas. Outras vezes pedia idéias, exigia ditos sublimes, ¡reclamava génio!... E logo remergulhava na redacção dessa formidável e tintamarresca pasquinada. (...)
Ah! não a esquecerei nunca, essa noite alegre de boémia do espírito, de Carnaval literário, em que êsses grandes intelectuais foliavam como pierrots enfarinhados, atirando às mãos ambas, sobre a multidão, sobre os políticos, os literatos, os homens do dia, ¡os confetti e as serpentinas da chalaça, das alusões picantes, da desenvolta fantasia clownesca! (...)
Ouvir conversar êsses homens constituía, com efeito, um regalo epicurista da inteligência, uma verdadeira delícia espiritual."
(Luís de Magalhães, in «Eça de Queiroz, "In Memoriam"». Coimbra, Atlântida, 1947, p. 233-247)
NOTA: mantém-se a grafia da época.

Sem comentários: