domingo, janeiro 05, 2014

Psicologia - Frase da semana, 06jan143, Informação: muita ou pouca?


Psicologia - Frase da semana, 06jan143, Informação: muita ou pouca?

http://www.fundaplub.org.br/site/noticia/
programa-de-cooperacao-brasil-uniao-europeia-na-
area-de-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao-tic/

"Hoje em dia, a abundância de informação constitui, a um tempo, um caminho e um obstáculo. (...) A abundância da informação é o caminho porque todo o conhecimento positivo tem de partir de factos sob pena de falsidade e irrealismo. É obstáculo porque o excesso de dados não permite facilmente nem a sua organização nem a sua leitura."
(Padre Manuel Antunes, SJ. Paideia e Sociedade, Pobreza e Lucidez, p. 185. Ed. FCG)

"K."

Exercício prático 06jan14:
Homenagem a Eusébio. Qual é o tamanho da bola de futebol?
Há muitos anos, bem antes das modernas formas de comunicação à distância, "vivíamos no campo e costumávamos pedir a nossa bola por correio, segundo as medidas promovidas no catálogo de uma casa de desporto que solicitava aos clientes que «especificassem o número exato de polegadas». É neste ponto que surge o problema. Era-nos pedido que especificássemos o tamanho desejado em polegadas, mas não sabíamos se se referia ao número de polegadas de borracha na superfície ou às polegadas cúbicas de ar contidas na bola, de forma que combinávamos ambos os princípios e pedíamos uma bola que contivesse... tantas polegadas cúbicas de ar como polegadas quadradas de superfície!
Qual era, então, o diâmetro da bola pedida?


Practical exercise 06jan14:
Eusébio's memorial. Which is the diameter of the ball?
We lived way back in the country and used to order our ball by mail, according to sizes, as advertised in a sporting house catalogue which advised patrons to “give the exact number of inches required." That is where the problem comes in. We were told to give the required size in inches, but we did not know whether it meant the number of inches of rubber on the surface or the number of cubic inches of wind contained in the ball, so we combined the two principles and ordered a ball which would contain as many as cubic inches of air as it had superficial inches of superficie.
How many of our puzzlists can guesse the diameter of the ball that was ordered?
(The Foot Ball Problem, by Sam Loyd, p. 61)

Sem comentários: