domingo, junho 28, 2009

Méritos e deméritos do Magalhães, o computador - 2

A notícia confirma os pés de barro com que tudo tem sido feito à volta do Magalhães, e como interesses muito interesseiros, com muito dinheiro envolvido, se movimentam junto de pessoas, de professoras, sinceramente empenhadas em conhecer melhor, em dominar melhor, a bem dos seus alunos, um recurso pedagógico de sala de aula.
Levanto apenas uma questão, entre várias que poderiam ser postas:
- Como harmonizar a necessidade que os professores têm de controlar o trabalho dos alunos (e os limites desse controlo) com a promoção da autonomia do aluno (e das suas famílias), e do uso livre de um recurso de formação e informação pessoal, autonomia essa absolutamente legítima (e desejável!)? Como controlar o controlo dos professores e como educar a autonomia dos alunos?
A frase da notícia que diz
"Se cada criança tiver um Magalhães na sala de aula", explica esse responsável, "são 20 computadores que ali estão de costas para o professor, sem ele saber o que é que os alunos estão a fazer".
é lapidar sobre a estreiteza da visão pedagógica aqui em causa, e sobre os tais interesses interesseiros que estão também em jogo.

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