sábado, abril 29, 2006

Pesquisar, conhecer, fazer, consolidar

A aula de ontem foi uma aula para nos empurrar para o "fazer". Já temos ideia do que se prende com a cadeira; já tomámos contactos com instrumentalidades essenciais; já criámos alguns laços de dinâmica de funcionamento das aulas e de comunicação com o professor e com os colegas; já experimentámos ou fomos levados a experimentar tentativamente alguns recursos...

Agora é hora de começar a construir um projecto de trabalho.
Ideias essenciais:
01- Escolher um tema ou um assunto que faça sentido para nós, que resulte da motivação pessoal e que traga, ou que sugira, alguma mais-valia, fruto do cunho ou da criatividade pessoal.
02- Dimensão do projecto adequada ao tempo disponível para o fazer, aos objectivos da cadeira e à capacidade pessoal actual no que diz respeito ao uso dos recursos tecnológicos escolhidos. Sempre com a ideia, note-se, de que amanhã poderemos saber um bocadinho mais do que hoje. É a tal dinâmica pessoal construtivista.
03- Os maiores inimigos do nosso esforço e dos nossos produtos finais surgirão da ânsia de fazer, da visceral dificuldade de gestão do tempo e do vício de longa data, aprendido ou reforçado em anos e anos de escola, de deixar tudo para a última hora, não levando a cabo um faseamento gradual das etapas de trabalho.
04- Consciencialização da necessidade de um delineamento prévio, do tipo "storyboard", e sua efectiva concretização.
05- A seguir... a seguir, "Sangue, Suor e Lágrimas!" Seguramente com muito entusiasmo a mitigar aquilo tudo. Mãos à obra!

Sem comentários: