segunda-feira, março 23, 2015

Frase da semana, 22MAR15: MEIO POR MEIO, O LIMITE DOS SIMBOLISMOS

Psicologia - Frase da semana, 22MAR15: MEIO POR MEIO, O LIMITE DOS SIMBOLISMOS


"Um copo meio vazio de vinho é também um copo meio cheio, mas uma meia mentira de maneira nenhuma é uma meia verdade."

A half-empty glass of wine is also one half full, but a half lie, by no means is a half truth. Jean Cocteau

Na acepção popular, a afirmação de Cocteau é uma metáfora.
Os livros sérios dos especialistas das letras, das frases e das línguas enquadram o estudo das metáforas nas funções da linguagem. Dizem eles:
"A retórica tradicional distingue três funções da linguagem - docere, placere, movere. A primeira destas funções, docere, equivale à transmissão de informação lógica. Apesar de a imaginação constituir o ponto fulcral da metáfora, esta ao destacar uma característica dominante, permite pôr em relevo o elemento mais relevante para uma melhor interpretação da mensagem. Placere, a segunda função da linguagem, designa a função estética, que assume um papel ambivalente - ao mesmo tempo que enriquece o vocabulário e embeleza o discurso, procura captar o interesse do seu interlocutor. Por fim, movere, cujo sentido é definido como a persuasão, é também visível na figura metafórica. Uma mensagem persuasiva só alcançará o seu objectivo final através de um apelo à sensibilidade e à afectividade." (ver aqui)
Pois, que o poder fascinante das palavras bem compostas umas a seguir às outras não nos deixe presos nos meios dos caminhos. 

Sem comentários: