domingo, fevereiro 09, 2014

Psicologia - Frase da semana, 10fev14, "Errando emenda-se o erro".

Psicologia - Frase da semana, 10fev14, "Errando emenda-se o erro".


http://www.nicolemccance.com/blog/2013/10/20/admit-your-mistakes/
"Os homens geniais não cometem erros. Os seus erros são deliberados e são as portas de entrada das [suas] descobertas."
James Joyce, in Ulisses (1922).

"A man of genius makes no mistakes. His errors are volitional and are the portals to discovery."
James Joyce, in Ulysses. Ulysses (1922) is a novel by James Joyce, written in Trieste, Zurich, and Paris (1914-1921). 


O ditado popular que dá título a este apontamento tem a mesma sabedoria da afirmação produzida pela personagem de James Joyce.
No fundo, a ideia que se pretende transmitir vai ao arrepio do vício que as escolas, os pais e os professores, na sua maioria, inculcam desde muito cedo na cabeça das crianças: que é feio errar. É muito pequena a margem que na vida e sobretudo na escola as crianças e os jovens têm para os erros. Aprendem (que absurdo tão grande!...) a ter medo de errar! Quando o que a escola existe - ou deveria existir - para não ter medo de pensar. E não possível ter um pensamento produtor de conhecimentos sem oportunidade franca de errar!
Quantas vezes as crianças e os jovens têm um pensamento novo, uma ideia diferente, uma forma nunca vista ou pensada de ver as coisas, qualquer coisa apraentemente original, nem que seja apenas para si mesmas; mas logo são tomadas pelo condicionamento educativo: será que é um erro?... será que tem algum interesse?... hum... é melhor ficar calado, é melhor não dizer nada, ainda ralham ou gozam comigo, deixa-me mas é estar caladinho...
Os sistemas públicos de educação e ensino - claramente isso acontece com o nosso, o português - dão cada vez menos margem para os erros; ou seja, no fundo, para a aprendizagem, para a verdadeira aprendizagem, a que resulta da reflexão e da experiência pessoal, do contacto direto e do manejo dos objetos de conhecimento. A organização formal, oficial, das aulas, hoje em dia, impede gravemente o processo básico da aquisição do conhecimento, tal como tão limpidamente mostrado, já há muitos anos, por Jean Piaget: a dinâmica cognitiva da assimilação e da acomodação. O drama, a estreiteza da margem é tanto maior quanto mais se sobe nos degraus da escalada académica. A mais pequena décima de valor na avaliação pode fazer diferença nos resultados escolares finais! É o paroxísmo do absurdo e da negação da aprendizagem livre, motivada, saboreada; e consistente.
Como mudar este estado de coisas? Ousando... Desafiando... Esperando que os professores estejam do mesmo lado.

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