domingo, setembro 29, 2013

A Razão, o Instinto, a Emoção e o Afeto

Meus queridos alunos, apreciem este magnífico testemunho da sábia afirmação que diz que "uma imagem vale mais que mil palavras".
O Homem - é uso dizê-lo - é um ser racional; mas, como já vos disse, a Razão, tal como dela a Filosofia tradicional nos fala, não substitui, na evolução milenar da espécie humana, as emoções e os afetos. A Razão não anula o Instinto, a Emoção, o Afeto, mas, isso sim, acrescenta algo mais à extraordinária capacidade do indivíduo humano e do seu espantoso cérebro.
As imagens do ciclista português Rui Silva, que hoje se tornou campeão mundial de ciclismo, mostram de forma notável - eu diria mesmo, apaixonante - a força das emoções, a força dos afetos; e a maneira como elas invadem a Razão e o auto-controlo do ser humano. Lembram-se de eu vos ter falado como temos em nós os cérebros do crocodilo e da leoa, e que o nosso evolui a partir deles, mantendo-os e acrescentando-lhes camadas evolutivamente mais recentes e cada vez mais racionais?
Reforço o convite, queridos alunos: apreciem este vídeo, 'frame' a 'frame'!... Vejam, na expressão da face do valoroso ciclista, a maneira como, aos poucos, as emoções sentidas sobrevêm e afogam claramente a compostura racionalmente pensada.

Sem comentários: