domingo, janeiro 09, 2011

Memória sem fim (superior autobiographical memory)

O que estes vídeos trazem de particularmente interessante é a evidência das capacidades tremendas do cérebro humano, que nos fazem pensar na velha e estafada expressão que diz que "usamos apenas 10% das capacidades do nosso cérebro".
Para já, o que proponho, é o seguinte:

  • deliciem-se com estes casos reais
  • apreciem os níveis de competência social, profissional e cultural a que estes indivíduos chegaram
  • respirem de alívio por verem que estas capacidades extraordinárias são perfeitamente compatíveis com uma vida normal, saudável e bem-humorada
  • pensem (Atenção, estudantes!...) no bocadinho que poden acrescentar às vossas competências, capacidades e resultados escolares se acreditarem que podem "puxar" pelas vossas capacidades cerebrais e mentais
  • saboreiem bem o momento (primeira parte, por volta dos 6 minutos e meio) em que, em ambiente familiar, o rapazinho, contidamente, se exaspera e fica completamente "cilindrado" com a capacidade da mãe, que o confronta com um mistério humano (na sua própria mãe!) para que lhe falta tanto entendimento. A sua mãe, tão normal e tão especial; tão fascinante!
- Hey, mom?
- Marilu Henner: What?
- What day was valentine's day in '79?
- Henner: (Sighs) in 1979?
- It was a wednesday.
- And you're right.
- ...
- Henner: (Laughter) you know, you've lived with me your entire life.
- Yeah, but you've never explained how you do that.
- Henner: I don't do it, I just see it. (O destaque é meu. Estão a ver, caros alunos, a importância de associar as imagens às palavras?)
    Ah! Foram a SIC Notícias e o Mário Crespo que trouxeram este assunto para o público português, com o aportuguesamento (bem feito!) deste trabalho dos 60 minutes da CBS News.
    Muito bem, vamos aos vídeos!
    Endless Memory, part 1
    http://www.cbsnews.com/video/watch/?id=7166313n&tag=related;photovideo
    depois desta, no site da CBS News, passem à parte 2.

    Sem comentários: